O TDAH é o transtorno que se caracteriza pela presença clínica de uma desatenção conjugada com uma hiperatividade que causa mudança e transtornos na vida social, afetiva, educacional e profissional em uma escala significativa. Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V): A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento (DSM-V – 2014, p.59). Vejam que a atenção e a hiperatividade para que se possa estar se referindo ao TDAH precisam ser significativas e importunar, atingir esses extratos psicossocial e cultural da vida do indivíduo de modo efetivo. Essa é a percepção do Compêndio de Psiquiatria Kaplan: O diagnóstico de TDAH exige a presença de sintomas persistentes e prejudiciais de impulsividade e hiperatividade ou desatenção em pelo menos dois ambientes diferentes. Por exemplo, a maior parte das crianças com a doença apresenta sintomas na escola e em casa. (Kaplan, Sadock e Grebb – 2017, p.1173). Desse modo, os sintomas que caracterizam um critério diagnóstico do TDAH são assim descritos:
·
Desastrado
e desorganizado, derrubando constantemente as coisas e esquecendo compromissos;
·
Desvia
com facilidade a atenção;
·
Constantemente
se desvia da conversa e dá “brancos” nos diálogos;
·
Interrompe
a fala do outro muitas vezes;
·
Apresenta
muitos erros da fala, escrita e leitura;
·
Extremamente
inquieto: mexe os pés, as mãos, rabisca, enfim;
·
Se
compromete por várias coisas ao mesmo tempo (multitask), mas não termina quase
nenhuma;
·
Monopoliza
conversa e grupos falando sem parar e interrompendo continuamente;
·
Não lida
bem com frustração e rejeição;
·
Oscilação
de humos, impaciência e irritabilidade;
·
Tendência
a compulsão obsessiva: comida, compras e drogas;
·
Baixa autoestima;
·
Tendência
a se envolver em situações de risco;
·
Manifestação
de hiperfoco em situações de muito interesse;
·
Apresenta
constantes prejuízos ou baixa qualidade nos estudos, no trabalho, na vida
afetiva, enfim.
Para se
entender clinico a presença do TDAH é imperativo pelo menos a presença de cinco
desses sintomas. Além do que, é importante que esses sintomas já tenham
presença detectável na infância e adolescência, como também estejam presentes
em dois ou mais ambientes existenciais, tipo: família, escola, no trabalho,
faculdade, nas relações de amizade, enfim.
Dr Marcus
King Barbosa
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