Ministrei ontem a Palavra no
culto de missões com o propósito de falar sobre missões (desculpem a
tautologia). Definir tratar dessa temática tomando como ponto de estrutura a – Missão
um movimento redentivo da igreja. O texto que me propus a expor foi
Atos 19.1-20. Neles depois de elucidar o contexto históricogeográfico comecei
afirmando que quando falamos em missões podemos cometer o erro de entende-la,
ou reduzi-la a uma atividade missionária que a igreja faz regularmente com o objetivo
de angariar fundos para sustentar missionários ou agencias que sustentam
missionários fora do Brasil, ou seja, uma perspectiva pragmático.
Qual o equívoco nesse
entendimento? Será errôneo promover fundos para sustentar a obra missionária da
igreja? Claro que não em si mesmo, mas o problema é mais amplo do que isso, tem
a ver com a percepção do que a igreja entende como o que seja sua missão, ou
seja, como ela lê sua atividade missional para o mundo. Elucidei então que precisávamos
entender de modo vivencial que que missão é muito mais do que o que a igreja
faz, missão é o que a igreja é, nisso subjaz o equívoco perceptivo e hermenêutico
que a igreja vivencia em relação ao que é missão atualmente. Aqui está a real
problemática.
Portanto, missão não é uma atividade em si,
ela é um movimento, sim a comunidade de Jesus na direção executiva do CEO Espírito
Santo (Ruach L’Kadosh) movimentando-se históricoexistencialmente para torna
concreto e experimental os desdobramentos da missão que nada mais é do que a
obra redentiva de Jesus, o Messias em favor da humanidade alienada de Deus e de
si mesma. Missão é a vivencia da nova vida em Cristo e a experiência histórica
da nova era redimida (olam habá). Tudo o que distar disso,
ou propor um caminho pragmático ou institucional não é de fato missão e carece
de contraponto e oposição imediata. Missão é a nova comunidade fluindo vida e
promovendo revolução histórica da qual necessitamos com muita urgência. SDG.
Dr Marcus King Barbosa – Teólogo,
Pastor e Doutor da Igreja
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