Quando pensamos nessa pergunta é decisivo preliminarmente indagar o que faz um teólogo, ou seja, qual é o seu trabalho, no que consiste sua vocação? Bem, a vocação, o trabalho de um teólogo é refletir a verdade da Revelação, a totalidade das Escrituras e, num mesmo movimento, expô-la no objetivo fornecer um via de transformação e plataforma para glorificar a Deus (1 Co 3.12-15). Em sua Teologia Sistemática, tratando do trabalho de um teólogo afirmou Joel Beeke: O trabalho de um teólogo sistemático é reunir a verdade das Sagradas Escrituras e apresentá-la de uma maneira que, pelo poder do Espírito Santo, ilumina a mente e acende o coração para direcionar toda a vida para a glória de Deus (Beeke, Smalley – 2020).
E o que seria o teólogo público? Uma figura pública vocacionada por Deus para falar (agoreúõ) a verdade do seu Evangelho para atrair as pessoas para entender e reagir a essa verdade divina salvadora e existencialmente. Segundo Kevin J. Vanhoozer o teólogo público: É uma pessoa que trabalha com pessoas, tanto no sentido de trabalhar ao lado delas como seu colaborador quanto no sentido de trabalhar com elas como o próprio instrumento (“material” soa muito impessoal) da arte ministerial (Vanhoozer -2015).
Nesse sentido, o teólogo é um agente pelo qual o Espírito aplica a verdade (alêtheia) do Evangelho a vida decrépita do homem em seu ângulo integral (Rm 1.15-16). Por meio de sua reflexão contínua da Revelação (apokalyptõ, gelã) os princípios do Reino de Deus são apresentados como referência para o povo da aliança testemunhar ao mundo caído o que é a nova vida em Cristo (2 Co 5 .17-21). SDG.
Comentários
Postar um comentário