O que é a Igreja? Pode-se
dizer que ela é a comunidade de santos que como projeto divino foi concebida na
eternidade e redimida pela graça de Deus no tempo transformada em uma sociedade
de discípulos dentro do processo histórico como versão ou concretização do
reino de Cristo. Etimologicamente a igreja pode ser descrita como os “chamados
para fora”. Em grego ekklêsia que no
grego clássico se referia a uma assembleia de qualquer tipo, religiosa ou
secular. No uso do Novo Testamento era o equivalente das palavras hebraicas qahal e ‘edhah, significavam uma reunião ou assembleia, como as que o
judaísmo tinha na sinagoga. Augustus H. Strong define a Igreja como o conjunto de
pessoas regeneradas em todos os tempos e épocas, no céu e na terra (Strong,
SP, 2009, VL 2, p.630).
Distinções na natureza da Igreja
Do exposto ficam estabelecidos alguns pressupostos
elementares que caracterizam a constituição ontológica da igreja. O primeiro
deste é sua natureza metafisica.
Ao me referir à metafísica quero salientar realidade da origem supratemporal da
igreja que como projeto em Deus acontece antes do tempo. Esse aspecto está
presente na mente de Paulo quando ele assinala sua gênese teológica (Ef 1.1-4).
O segundo pressuposto sugerido na
abordagem é sua historicidade.
Com essa me refiro aos contornos históricos e existências que apresentam a
igreja como fenômeno intratemporal. É neste norte que os apóstolos e o próprio
Jesus se referiram a igreja a identificando com cidades ou regiões, como por
exemplo, a igreja em Corinto, em Éfeso, Antioquia, na Ásia, enfim.
Essa igreja histórica é tanto universal como local.
Representa tanto a totalidade de todos aqueles que professam a fé em Jesus,
como uma unidade circunscritamente local e geograficamente designada (At 5.11 ;
8.1; 11.22,26;12.1, 5; I Co 11.18; 14.19.28, 35; Rm 16.4; G1 1.2; Cl 4.16 ITs
2.14). Para Norman Geisler essa realidade binária que manifesta a igreja não
pode ser negligenciada, diz ele que devemos fazer uma distinção entre a
igreja universal (que constitui o corpo invisível de todos os crentes) e a
igreja local (uma manifestação visível da Igreja universal em uma determinada
localidade (Geisler, SP, VL 2, p.507).
Além dessa divisão temos também a igreja como invisível e visível. A igreja visível é o conjunto dos crentes que na história
confessam e confessaram a fé em Cristo. Nesta configuração a igreja é percebida
em sua exterioridade institucional, geográfica e temporal. A Igreja invisível por
seu turno é a igreja formada dos crentes que já estão no céu como também de
todos aqueles que são alvos da vocação eletiva de Deus em sentido universal,
desta feita supralocal, ultrageográfica e atemporal. Em seu magistério
teológico Wayne Grundem ataca com maestria essa ambivalência:
Na sua verdadeira realidade espiritual como a comunhão
de todos os verdadeiros crentes, a igreja é invisível. Isto é porque nós não
podemos ver a condição espiritual do coração das pessoas. Podemos ver o
externamente frequentar o templo, e podemos ver a evidência exterior de mudança
espiritual interior, mas não podemos realmente ver o coração das pessoas e sua
situação espiritual, só Deus pode ver isso. Assim, Paulo diz: "O Senhor conhece os seus" (2
Tm 2:19).Mesmo em nossas igrejas e nossos bairros, só Deus sabe ao certo quem
são, sem erro os verdadeiros crentes. Falando da igreja invisível como autor de
Hebreus fala da "assembleia (literalmente," Igreja ") dos
primogênitos inscritos nos céus" (Hb 12:23), e diz que os crentes de hoje
estão unidos com a montagem em adoração. Podemos dar a seguinte definição: A igreja invisível é a igreja como Deus a
vê. (Grunden, SP, 2010, p.1331)
A importância da Igreja Local
É na igreja local por sua vez que a realidade ideal ou
universal da comunidade espiritual que tem em Cristo seu portador ganha
contornos perceptíveis e concretos. Apesar de suas limitações temporais e
finitude existencial, não se pode detrair a importância veiculadora da igreja
como concebida nos planos divino. Partilha dessa convicção Strong que salienta
ser a igreja local:
Uma companhia menor de regenerados, que, em qualquer
comunidade se reúnem voluntariamente, de acordo com as leis de Cristo, com o
proposito de assegurar o completo estabelecimento do seu reino em si mesmo e no
mundo.(Strong, 2010,p.638-39)
Portanto, é na igreja local que a multiformidade das riquezas
da salvação são comunicadas e as riquezas singulares da mediação de Cristo são
fruídas (Ef 1.3-14). A autoridade dessa conclusão é facilmente provada se entendermos
que a redenção tem como sua realização imediata a criação de uma comunidade de
redimidos que exiba os frutos dessa redenção em relações transformadas e marcadas
pela pratica da justiça do reino (Ef 4.15-32). Podemos avançar mais e afirmar
que é na esfera da igreja visível que o poder do reino de Deus é sentido e sua
manifestação encontra lugar propicio. Perfila tal entendimento o teólogo Louis
Berkof:
Certamente se pode dizer que a igreja visível pertence
ao Reino, faz parte do Reino e até constitui a mais importante incorporação
visível das forças do Reino. Ela compartilha o caráter da igreja invisível
(sendo ambas uma só) como meio para a realização do reino de Deus. (Berkof, SP,
2012,p. 568).
Igreja comunidade de discípulos
Essa
igreja encerra em si um principio fundamental que reputo ser regulamentar para
todas as suas características legitimatórias tais como: santidade, unidade, catolicidade e apostolicidade. Esse princípio
que nesse primeiro momento destacaria (futuramente trataremos das características
elencadas) é o ser ela uma companhia de discípulos (talmidîm, mathêtes).
Cristo deixou claro que esperava que a igreja se tornasse uma
comunidade de discípulos: “18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada
no céu e na terra. 19 Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo; 20
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou
convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.18-20). Os
primeiros líderes e cristãos da igreja compreenderam essa ênfase no discipulado
dada por Jesus e constituíram a igreja numa sociedade de discípulos: “Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos.” (At 6.1).
Como comunidade de discípulos a igreja esta vinculada
jurisdicionalmente a Palavra Revelada de Deus (que adquiriu contornos
propositivos e histórico-existencial no que conhecemos como Bíblia Sagrada)
como Constituição do Reino (malku’th, basiléia) de Cristo. Essa Constituição
como carta político-espiritual se apresenta materialmente atualizada nos
ensinos apostólicos e proféticos na condição de legisladores positivos e
constituintes originários instituídos pelo Cabeça e Governante supremo da
Igreja, a saber Jesus: “20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo,
Cristo Jesus, a pedra angular; 21
no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao
Senhor, 22 no qual também vós
juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2.20-22).
Nessa Constituição estão
desde a arquitetura do governo, a forma e os meios de cidadania até as
garantias individuais, sociais e políticas dos cidadãos da Nova Comunidade
fundada no Calvário. Assim como não há real exercício de cidadania ao arrepio
da Constituição, não existi cidadania espiritual negligenciando a palavra
divina. Isso porque segundo Jesus é
através dela que se recebe a nova vida
indispensável à filiação divina (Jo 3.3-5; 1 Pe 1.3,23), a justiça do reino que titulariza os direitos espirituais de cada
crente e a fé (Rm 1.16-17; 10.17)
que é agência causal da santificação (Jo 17.17).
O discipulado e seu crescimento
Cristo ao fundar sua comunidade intentou que ela se
desenvolve-se. Na verdade esse crescimento é parte das consequências dos seus
labores medianeiros (Is 53. 10-12) e sendo assim parte da vontade de Deus para
todos nós como sua igreja. John Stot captou isso de maneira formidável quando
salientou que Deus nunca cessa de ser nosso Pai, e nós nunca cessamos de ser
seus filhos. Mas ele quer que nos tornemos seus filhos crescidos (Stot, SP,
1995 p.284).
Bem verdade que esse crescimento não é puramente
quantitativo. É prioritariamente um crescimento em espiritualidade, que é o
mesmo que afirmar ser um crescimento em intimidade existencial com Cristo, ou maturidade
(télos). A maturidade do
discípulo está frontalmente ligada ao conhecimento e incorporação da palavra (debar, logos) do reino (2 Tm 3.14-17).
É por meio da dela que a seiva da Nova Vida nutri e fortalece a comunidade dos
discípulos. Essa verdade foi ensinada por Jesus através da alegoria da vinha: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim,
não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais
fruto ainda. 3 Vós já estais
limpos pela palavra que vos tenho falado;
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode
o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós
o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e
eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim,
será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo
e o queimam. 7 Se
permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que
quiserdes, e vos será feito. 8
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis
meus discípulos.”
(Jo 15.1-8). Nesta, Cristo deixa patente que não é possível maturidade
espiritual real sem profunda intimidade com ele. Na sua forma de encarar o
assunto do crescimento Jesus estabelece que crescer como discípulo é fruto da
seiva de vida que brota da conexão dos ramos (discípulos) com a videira
(Jesus).
Por seu turno o apóstolo Pedro ressalta o crescimento
(auksánw) dos discípulos
utilizando-se da metáfora do leite: “Despojando-vos,
portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de
maledicências, 2 desejai
ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para
que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3 se é que já tendes a experiência
de que o Senhor é bondoso. 4
Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para
com Deus eleita e preciosa, 5
também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para
serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais
agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” (1 Pe 2.1-5), para Ele há uma relação
direta e imperativa entre o beber da palavra com avidez e a maturidade espiritual,
visto que ele utiliza-se do verbo desejar muito (epipothêsate) no tempo imperativo
aoristo ativo que enfoca uma ordem inquestionável e de natureza material
definitiva. Na percepção de Kistemaker o crescimento é consequência do beber da
palavra como leite espiritual:
O resultado de beber do leite da palavra de Deus deve
ser o crescimento espiritual dos crestes. Assim como uma mãe está sempre
procurando indícios de crescimento em suas crianças, Deus também quer ver o
crescimento espiritual dos seus filhos (Kistemaker, 2006,p.112).
De outra sorte este caráter indispensável da palavra para a
Igreja como comunidade de discípulos torna uma necessidade crucial a experimentação
concomitante da autoridade e poder divinos (At 3.1-26; 4.5-31; 5.12-16; 8.32-43
entre outros). Essa carência essencial nos é apresentada pela Escritura de
várias maneiras. Uma delas é na própria instituição
do chamado (proskaléomai) onde Cristo no rito
vocacional dos apóstolos lhes delega eksousías, isto é, autoridade
espiritual: “Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade
sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e
enfermidades. 2 Ora, os nomes
dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André,
seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e
Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelote, e Judas
Iscariotes, que foi quem o traiu.” (Mt 10.1-4). Outra é a promessa do derramamento do Espírito: “7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou
épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao
descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em
Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.7-8). Aqui Jesus
declara que esse revestimento de poder (lêpsesthe dýnamin) tinha como objetivo
capacitar os discípulos a serem testemunhas (mártyres), o que é equivalente a
integralidade do discipulado, pois, a própria natureza nuclear do discípulo é
ser testemunha fiel do mestre.
Por fim, a condição
conflitiva que marca o universo onde o discipulado é desenvolvido. Quero
afirmar com isso que somos convocados pelo Messias a sermos seus discípulos não
num parque de diversão, mas em um mundo hostil a mensagem cristã e controlado
por forças demoníacas, como deixa claro Paulo: “10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força
do seu poder. 11 Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do
diabo; 12 porque a nossa
luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e
potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças
espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais
resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”(Ef 6.10-13). Nesse
ambiente é mais que óbvio a necessidade de armas, recursos compatíveis e
adaptados a essa dura refregas, batalha o que numa linguagem militar o apóstolo
aos gentios descreve como armadura (panóplia) espiritual (Ef 6.10-20).
Essa armadura é o fruto consumado e experenciado do poder (dynamis) divino, dos dons (karismas) carismático que Deus
dota sua Igreja para que ela possa ser essa comunidade dinâmica, engaja e
atuante de discípulos.
Portanto, enquanto igreja é imprescindível que o discipulado seja
algo dominante em sua práxis missionária e evangelizadora. Não basta apenas abarrotar
os templos de conversos se ao mesmo tempo esses conversos não estão tornando-se
discípulos de Cristo. Não é suficiente o apelo ao engajamento aos projetos da
Igreja, a frequência ao culto, se no mesmo fôlego não se trabalha duro para
esculpir a imagem e caráter de Jesus nos membros. Não é definitivo saber a cartilha
da denominação se não se sabe a doutrina de Cristo, não dá para apenas buscar
cura e bênçãos de maneira frenética e voraz se não se busca com a mesma
intensidade dispositiva conhecer Cristo. Urge descontruir o espectro que se
tornou a igreja visível nessa nossa modernidade liquida que, por falta de uma
terminologia melhor posso designar de consumidores espirituais para o que Jesus
sonhou e designou que sua comunidade fosse, isto é, uma comunidade de
discípulos. Pense Nisto!!!
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