1.
O relato da criação conforme a
narrativa de Gênesis tem um propósito teológico e não cientifico. Gênesis não
se preocupa com a ciência como entendemos, mas com a explicação da criação do
mundo (cosmogonia) a partir de um paradigma teocêntrico;
2. O relato da criação conforme a narrativa de Gênesis
está condicionado ao seu contexto temporal-histórico-cultural. Todo o enrendo linguístico-literário
está subordinado ao depósito contextual histórico de seu autor e da audiência dentro
dos estritos propósitos redacionais e teológicos do próprio gênero;
3.
O relato da criação conforme a
narrativa de Gênesis está emoldurado numa literatura poeticohistórica. Gênesis é
descrito dentro de um mix literário caracterizado pelos elemento criativos da
poesia e da história, claro que ambos num sentido primitivo, ou seja,
vinculados a um propósito retórico-enunciativo da origem histórica da criação e
seu desvio e comprometimento;
4.
O relato da criação conforme a
narrativa de Gênesis tem seu escopo deslindar a origem da criação não seus
processos lineares. A preocupação do autor da narrativa criacional foi pontuar
o criador e sua iniciativa e dinamismo criativo, em nenhum sentido foi se
ocupar nas minúcias processuais dessa criação, o relato é elucidativo do ator/
criador e como ele cria, mas não em um nível;
5.
O relato da criação conforme a
narrativa de Gênesis é panorâmico-pedagógico não exaustivo- epistemológico.
Gênesis não diz tudo o que aconteceu sistematicamente, nem em sentido
totalitário, mas sob a batuta da retórica apresenta um narrativa sumariada da
criação e da história humana desde o primeiro homem;
6.
O relato da criação conforme a
narrativa de Gênesis acontece no tempo designado: tempo de Deus (kairós) e não
no tempo cronológico como entendemos. Não se pode interpretar Gênesis dentro de
um método cronológico, visto que sua narratividade é condicionada por pressupostos
teológico que lidam com o tempo em uma categoria diferenciada da
histórico-cronológica;
7.
O relato da criação conforme a
narrativa de Gênesis não se propõe elucidar o tempo histórico-temporal da
terra, nem do homem (adam) nela mas explicitar a unidade humana e sua
solidariedade ético-espiritual-aliancista.
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